terça-feira, 26 de outubro de 2010

Uma verdade inconveniente

Tô legal com esses caras. São tudo mermo ‘um bando de lôco’, meu! Vou mandar a real: a torcida desses gambás não é fiel por conta da etimologia da palavra fidelidade. Tem mais a ver com o “crer no improvável”, a “fé cega”: eles vivem em uma realidade paralela, acreditam numa verdade que lhes é conveniente, idolatram uma mitologia própria. O que lhes dizem, se for do seu agrado, vira verdade. Assim é fácil, né? Disseram a eles que tinham uma torcida tão numerosa quanto a Nação, eles acreditaram; disseram que eles ganhariam uma Libertadores da América, eles acreditaram; disseram que eles são “campeões mundiais”, eles acreditaram (eles têm sim um “título mundial” num campeonato piloto cujo vice foi… deixa pra lá, mas daí a serem Campeões Mundiais Interclubes é muito diferente); disseram que eles seriam campeões brasileiros no ano “centernada”, e eles acreditaram também! Isso não é fidelidade: é ingenuidade!


Bora cair na real? Como levar a sério uma torcida que menospreza o Zico para idolatrar o Neto? Esse pessoal não fala sério. Não bate bem da bola. Estão todos ouriçadinhos porque o técnico – aquele que os tirou da segunda divisão, devo lembrar – está na seleção. Segunda divisão! Me perdoem a falta de humildade, mas meu time nunca me deu esse desgosto. E por que diabos uma torcida que atende pela alcunha de fielvira-e-mexa aparece dando as costas para o time que alega tanto amar? Essafidelidade é tão questionável que até São Jorge pediu arrego, mexeu os pauzinhos no plano superior e ajudou a mandar os caras pro outro lado da metrópole.



Não tenho nem um pouco de medo desse bando de insanos. Eles mudaram de técnico e a magia se desfez. Nós mudamos de técnico e estamos acertando nosso passo, voltando à ordem natural das coisas. Que ordem é essa? É a verdade absoluta na qual eles se recusam a acreditar: a supremacia é indiscutivelmente Rubro-Negra! Tirando a derrota no primeiro turno, estávamos há nove jogos – desde de 2006 – sem perder pro gambás prepotentes no Campeonato Brasileiro (lembrando que não houve confronto em 2008 porque… ah, claro, eles estavam na segunda divisão!). Nesse meio tempo, jogamos a brilhante campanha deles na Libertadores tobogã abaixo em pleno Pacaembú e hoje vamos jogar mais uma pá de cal nas suas parcas pretensões de ganhar mais alguma coisa esse ano. Para a fé cega deles, temos uma faca amolada.


Nota: Publicado originalmente no Magia Rubro Negra.

Nenhum comentário: