segunda-feira, 7 de junho de 2010

Parada no campo sim, no orgulho nunca!

Todo mundo se lembra do Centenário do Mengão em 1995, certo? Mas é só daqui a dois anos que celebraremos o centenário do Futebol no Flamengo. Foi ali na Campos Sales na Tijuca, bem no campo do América, que começou a mais emocionante, apaixonante e vitoriosa história do futebol brasileiro, que transformou o Mengão no clube gigantesco que conhecemos hoje, arrebatando fãs de todas as classes sociais, de todas as profissões e de todas as partes do mundo. O clube onde todo jogador brasileiro (mesmo que ele não admita) – e até alguns estrangeiros – sonha jogar um dia e ser recebido com o carinho da Magnética em pleno Maracanã lotado de vibrantes corações rubro-negros.


Não há como negar a grandiosidade dos nossos 98 anos de história no esporte bretão: são 2.968 vitórias em 5.582 jogos (mais vitórias do que os 1.290 empates e as 1.323 derrotas somados). Gols? Foram exatos 11.323 gols feitos nesses quase 100 anos contra 6.730 sofridos. E jogadores convocados para a seleção brasileira? Ninguém tira onda com o Mengão: 117 atletas convocados apenas para os jogos oficiais (contra seleções de outros países). Se contarmos partidas não-oficiais, contra combinados, times regionais ou clubes) nossos atletas sobem para 122 convocações, mantendo o primeiro lugar absoluto. O maior fornecedor de craques para a seleção canarinho de todos os tempos!


Agora vem a pausa para o Mundial. Já rola o papo de saudade dos jogos das quartas e dos fins de semana acompanhando o Mengão. Mas a torcida continua! Vamos continuar aqui acompanhando este intervalo bem propício para revisão de estratégias, de elenco e, principalmente, de postura. Vamos continuar rezando para que nosso S. Judas ilumine o Galinho e sua gestão engrene bem rapidinho para que o Brasil presencie mais um Bi-Campenoanto Brasileiro do Mengão!


Eu tenho orgulho deste Time, deste Clube e desta História! E vocês?


Fontes
Flapédia (aqui)
Memória E.C. (aqui )

Nota: Publicado originalmente no Magia Rubro Negra.

Nenhum comentário: