terça-feira, 10 de agosto de 2010

Isso aqui é Flamengo, caramba!

Semana passada dividi com vocês a minha angústia com o fato de que alguns “torcedores” rubro-negros estão adorando os tropeços do Mengão para alardiar a desgraça e minar o trabalho do Zico no clube. Me parece que, após a derrota para o Corinthians, o coração rubro-negro – triste com a sequência sem vitórias – está se tornando um terreno fértil para esses abutres jogarem suas sementes. Assim que o jogo acabou começaram a pipocar mensagens sobre “certeza de zona de rebaixamento”, “segunda divisão” e “assim não dá para torcer”. Isso me enfurece mais do que a falta de mira nas conclusões do Vinícius Pacheco. Vamos comentar, questionar, cobrar, o que quiserem. Mais ficar bancando os “arautos da tempestade iminente”, isso eu só tolero em histórias infantis.


Não é o primeiro perrengue que passamos e não será o último. São sempre dolorosos. Como dizia Nelson Rodrigues: “o adepto de qualquer outro clube recebe um gol, uma derrota, com uma tristeza maior ou menor, que não afeta as raízes do ser. O torcedor rubro-negro, não. Se entra um gol adversário, ele se crispa, ele arqueja, ele vidra os olhos, ele agoniza, ele sangra como um césar apunhalado.” Mas o fato de “sangrarmos” significa que somos mais apaixonados. Ponto. Não nos dá nenhum direito a choramingar pitangas e nos virar contrar o Flamengo.


Volto a insistir: paciência, Nação! Também quero um técnico de verdade em vez do “estagiário” mas tenho total consciência de que o Zico não deve substituí-lo no meio do campeonato (muito menos no meio do primeiro turno). Somos os campeões de erros de passe e isso para mim só se ajeita com treino. Muito treino. A zaga até tem funcionado de forma razoável mas só vai engrenar mesmo quando o ataque der trabalho aos adversários e, com isso, uma folga ao Lomba e cia. Os reforços até agora não convenceram ninguém e a chegada de Leandro Amaral e Renato Abreu não me parecem assim tão promissoras (falta de ritmo de um e pança do outro) mas eu espero queimar minha língua (como já aconteceu outras várias vezes). Acho que qualquer mudança na comissão tecnica só vai acontecer depois da estreia e da adaptação dos dois. Como disse o colega Fabrício na sua coluna de ontem: É hora de acordar! Sabemos que ainda dá tempo. Mas a Nação não pode nunca deixar de comparecer, apoiar e mostrar como se torce de verdade.


Isso aqui é Flamengo, caramba! Não tem lugar para chorões.


Nota: Publicado originalmente no Magia Rubro Negra.

Nenhum comentário: