terça-feira, 30 de novembro de 2010

O que não nos mata, nos fortalece!

Alívio. Só essa palavra resume o que senti quando o placar do Estádio da Cidadania mostrou as seguintes palavras: “Com os resultados da rodada, o FLAMENGO permanece na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2011!”. À minha volta, os torcedores que ainda estavam por lá bradaram “SEGUNDA É O C@R@LHO!!!” Olhei para o lado e minha amiga chorava. Chorei com ela. Não de emoção, de exultação ou de extrema e incontrolável felicidade, como chorei em 6 de dezembro do ano passado. Chorei de alívio. Um pouco de raiva também, mas principalmente de alívio. Não vou comemorar nem alardear orgulho (isso, só pelo FlaBasquete, atualmente) pela conquista [sic]. Mas vou confiar que a lição foi aprendida pois, num outro aperto como esse, podemos não ter tanta sorte.


A Nação é apaixonada, fanática, mas não é burra e não vai me xingar por falar que tivemos sorte. Depender da incompetência alheia e, mesmo assim, se safar, pra mim é sorte, sim! Contar com a ajudinha de São Judas Tadeu de vez em quando tudo bem, mas explorar o pobre santo desse jeito é muito abuso. E jogar todo o trabalho de uma década fora com esse desempenho pífio em 2010, é desrespeitoso. Sim, eu acho a retrospectiva da década bastante satisfatória, você não?




  • 5 Campeonatos Cariocas (valendo a hegemonia de 31 títulos!)

  • 1 Copa do Brasil (ganhando do vice-mor na final!)

  • Participação em 4 Libertadores.

  • 1 Campeonato Brasileiro (o nosso Hexa na Raça!)



Então, Nação, nada de entrar nessa de que nada presta. E, se o o ditado for certo ao dizer que o que não mata, nos fortalece, 2010 terá sua função em nossa história. Assim, antecipo para vocês o meu desejo de fim de ano para o nosso Mengão: nada de esquecer 2010 e sim aprender o que tiver que ser aprendido, dispensar quem tiver que ser dispensado e, doa a quem doer, retomar o brilhantismo a que estamos destinados. Com barca, degola, ou a metáfora que melhor lhes convier, que venha 2011!


Nota: Publicado originalmente no Magia Rubro Negra.

Nenhum comentário: