sexta-feira, 8 de julho de 2011

Para o alto e avante!

É bonito demais ver o Mengão convincente e eficiente em campo. Pegamos um adversário fragilizado psicologicamente por duas derrotas seguidas e não demos chance pro azar: partimos para o ataque, com jogadas envolventes e roubadas de bola desconcertantes. Sinceramente, acho que foi um dos melhores jogos do ano e acho até que ficou barato para o São Paulo. Mas até isso foi bom, pois assim mantemos nossos pés no chão para o clássico deste domingo e para encarar sem deslumbramento a longa estrada que ainda temos pela frente nesta temporada.


Ronaldinho permanece uma incógnita, mas pelo menos agora ele está me encucando sem me tirar o sono. Vejo muita gente reclamando das firulas do moço mas são os primeiros a babar com o “esculacho” quando as tais firulas dão certo. Eu particularmente não consigo vê-lo jogando diferente, sem tentar sempre um drible extra ou desnecessário, afinal, sem isso, ele perderia sua personalidade. Mas ninguém pode negar que, com Ronaldo comprometido em participar, nós ganhamos demais com sua visão de jogo. Sem contar que o cara sempre arrasta dois ou três marcadores consigo. Thiago Neves e Bottinelli agradecem.


Aliás, esse trio – R10 + TN7 + Botti – aliado às primorosas exibições do Negueba, tem feito bastante diferença. A receita tem sido a mesma: lançar El Pollo e Negueba no segundo tempo e seguir mantendo a pressão. Esse bom “esquema ofensivo” tem sido um eficiente paliativo para a falta de um atacante. Finalmente estamos correspondendo às expectativas de criatividade e finalizações à altura destes nomes. Agora que estamos sem Wanderley, Deivid teoricamente vira titular absoluto, mas ele também ganha em efetividade quando não é titular e é lançado no decorrer do jogo. Como sair desse imbróglio?


No mais, meio campo reforçado, esquerda respeitável com Junior Cesar e Ronaldinho, direita capenga com Léo Moura e a zaga… Bom, vocês sabem bem como anda a zaga. Minha nova estratégia é parar de falar mal do Wellington. A partir de hoje ele é o melhor zagueiro do Brasileirão! Venham empresários do mundo e disputem a tapa este talento do nosso futebol! O mundo não pode se privar de tanta categoria!


Domingo é dia de lotar o Engenhão e torcer pela quarta vitória consecutiva. Precisamos de regularidade para emplacar no Brasileirão e o clássico local vem bem a calhar. Atenção para a seriedade porque o Flu estará desfalcado e não podemos calçar o salto alto por isso.


Outros Pitacos:


Gostei da postura de Ronaldo e Thiago Neves que conseguiram não tomar cartão e, assim, não desfalcarão o time contra o Flu.


A tal “Fla-Press” que, com o insucesso do Dique-Dentuço, sem fofocas extra-campo e sem crises insuperáveis nas terras rubro-negras, fica sem assunto apega-se ferrenhamente ao exercício da especulação. Alex Silva que vem, Kleber que ainda pode vir e Willians que deve ir. Setoristas em polvorosa. Qual vai ser a “bomba” de hoje?


Agora que afastamos a praga do encosto dos empates e o momento é de tranqüilidade na Gávea, quando é que a diretoria vai mostrar trabalho e fechar o patrocínio master do que resta da temporada? O que me lembra outro assunto que li por aí, que o Flamengo é incapaz de capitalizar com R10. Quem tem que fazer isso, minha gente, é a Traffic e não o Flamengo. Eles, a Traffic, que ficaram com a exploração da imagem do moço e, se eles não o estão fazendo, não é problema do Flamengo.


Para quem acompanha as finanças do clube, olho no arrendamento do “Morro da Viúva” pela EBX, cujo contrato está praticamente definido entre as partes. Lembro que esse dinheiro está destinado para a construção da ala profissional no novo CT de Vargem Grande. No entanto, esta negociação ainda deve dar muito pano pra manga. Acompanhemos.


Nota: Publicado originalmente no Bola Pra Quem Sabe.

Nenhum comentário: