quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mãos à Obra

* Muito critiquei a diretoria do Flamengo que enfraqueceu o trabalho e minou com inúmeros vazamentos as negociações (equivocadas ou não) durante e depois a gestão do Galo. Nada se discutia dentro da Gávea que não soubéssemos os detalhes aqui fora. Absurdo total. Finalmente parece que aprenderam e por isso, quando funciona, sinto o prazer e a obrigação e parabenizar a todos os envolvidos nas últimas contratações e na condução da novela Ronaldinho. Não apaga a cicatriz do que aconteceu ano passado, nem com o Zico, muito menos com a gestão do futebol, mas demonstra à torcida e investidores que ainda existe vontade de mostrar serviço. Mas é muito importante que não se perca o foco. Me incomoda demais essa recorrente mania de cozinhar jogadores e não definir a situação dos dispensados e começam a surgir os rumores de que salários já começam a atrasar. Detalhes que, para quem gosta de pegar no pé do famoso amadorismo rubro-negro, competem em dramaticidade com a tragédia haitiana.


* Também muito me surpreendeu o ataque de purismo, ingenuidade, honestidade e ética que assolou técnicos e cartolas de clubes que se pretendem grandes aqui na terrinha e gostariam do nosso Ronaldinho em seus elencos. Aconselho que abandonem o futebol e se inscrevam para Miss Universo e preguem a Paz Mundial. Saiu algum estatuto desaconselhando a concorrência por jogadores no futebol brasileiro e eu não fiquei sabendo? Se um clube mostra interesse o outro tem que entrar na fila, é assim? Balela! Só desaprenderam a negociar e obviamente, é mais fácil a CBF homologar o hexa rubro-negro do que esses chorões reconhecerem a própria incompetência. Querem um cursinho? É só googlar: “técnicas de negociação”.



* Como dizia Caetano, “tudo é divino maravilhoso”, mas vamos trabalhar? Longe de bancar a insensível, mas temos um ativo de quase R$ 80 milhões para colocar imediatamente em ação e, estou ansiosa para ter uma dica de como vai ser isso. Tio Luxa deve estar adorando perder o sono para encaixar Ronaldinho e Thiago Neves em algum esquema tático brilhante. Com a qualidade em campo dos dois, talvez não seja necessário reinventar a roda, mas se tratando do bom e velho Vanderley Luxemburgo, nada me surpreende. Se todos esperam que ele faça como o Barça e arrume o time num clássico e comprovadamente efetivo 4-3-3 em função do Ronaldinho meia-atacante, talvez ele surpreenda, seja mantendo o esquema atual (o… o… qual é mesmo?) com ajustes ou revertendo toda a ordem e tirando algo inteiramente novo da cartola. O importante é ter ciência de que o trabalho está só começando e é preciso treino e entrosamento para que esse nosso “dream team” (mesmo que ainda sem xerife-zagueiro) possa deslanchar. Então façamos, hoje e amanhã, a linda e calorosa recepção que só a Nação Rubro-Negra sabe propiciar e mandemos logo os caras para Londrina. Mãos à obra!


O texto de hoje saiu meio colcha de retalhos, multifacetado, recheado com as impressões que resultaram das emoções da última semana. Só quero dizer mais uma coisa: torcida e imprensa estão de acordo que se Ronaldinho e Thiago Neves jogarem trinta ou cinquenta porcento do que sabem teremos um primoroso 2011. Só que se esquecem que nenhum dos dois veio “por amor” ao rubro-negro, aceitando receber o equivalente a trinta ou cinquenta porcento de seus vencimentos. Não preciso lembrar que estamos apostando em retorno de marketing, se posso falar assim, para fechar essas contas e para isso, tudo tem que funcionar muito redondinho. Assim, eu não vou me contentar com “parte” do futebol que podem nos oferecer: quero todo o suor que os dois puderem produzir! Eu estou com fome de bola. Espero que os dois estejam também. Mãos à obra!


Nota: Publicado originalmente no Magia Rubro Negra.

Nenhum comentário: