segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A tal “Segundona” das Américas

Sorrisão no rosto típico de quem não vê ninguém na sua frente. É muito bom curtir a liderança e de quebra assistir de camarote VIP os pega-pá-capá entre os torcedores menos afortunados que não se decidem entre culpar o juiz, o próprio técnico, o gramado, a tabela, o tempo ou o zodíaco por seu infortúnio. Não vou bancar a chata e cortar o barato repetindo o discurso da humildade ou que ainda estamos no primeiro turno e tal. Curte aí, que tá valendo!


Hoje eu quero dar um pouquinho de atenção à iminente Copa Sulamerica 2011. Herdeira de louros já celebrados por competições do naipe da antiga Copa Conmebol, a Supercopa, a Copa Mercosul/Merconorte, aquela que conhecemos hoje simplesmente como Copa Patrocinador da vez Sulamericana perde em prestígio apenas para a badalada Libertadores da América. O vencedor da Sulamericana disputa a Recopa (contra o campeão da LA do ano anterior) e ganha passagem direta para a Libertadores do ano seguinte.


Eu sou dessas que pensa que, se o título está em disputa, o destino dele é a nossa sala de troféus. Se estamos na Sulamericana, porque não jogar sério e trazer o caneco para casa? O calendário sulamericano em geral é uma fanfarronice só, obrigando os clubes a cobrir a cabeça descobrindo os pés. Reza a lenda que nenhum clube brasileiro participou da primeira edição da moderna Sulamericana, por exemplo, justamente por incompatibilidade de calendários. Não conheço bem os outros calendários latino-americanos, mas aparentemente, los demás chicos América afora lidam muito bem com isso e todos bem que gostam de esnobar os brasileiros com a nossa não tão farta quantidade de títulos internacionais.


No que nos interessa, amanhã temos nossa estreia na edição 2011 desta “renegada” competição. Será nossa segunda chance de chegar à Libertadores 2012, claro objetivo da comissão técnica rubro-negra. Eu, como já disse no início do post, bem que gostaria desse título. É possível conciliar as duas jornadas paralelas? Já vínhamos jogando duas vezes por semana, então, teoricamente, é só manter o preparo físico, certo? Estou delirando tanto assim?


É sério, gente. Quero muito saber a opinião de vocês.


Nada me tira da cabeça que 2011 é o nosso ano. Sei que, acertando a nossa zaga, temos time para ganhar esses dois titulos e partir para um 2012 ainda mais vitorioso. Mas ó, guardem os galhinhos de arruda: vários seca-pimenteiras declarados resolveram render-se à grandeza do Mengão na temporada. Valha-nos São Judas e haja colírio light pra espantar tanto olho-gordo. Mas o Flamengo tem um amuleto só dele e, assim, não tem olho-gordo que faça frente: a Nação Rubro-Negra em ação. Para essa árdua missão dupla, só com a camisa 12 em campo.


E já que falei de 1999, vamos recordar?







[ATUALIZAÇÃO 15h35] Divulgada a lista com os 25 jogadores da Sulamericana no Site Oficial.

Nota: Publicado originalmente no O Mais Querido.

Nenhum comentário: