terça-feira, 21 de junho de 2011

Os Grandes do Barça

Da grandeza do Flamengo nunca duvidamos. E rubro-negro de corpo e alma Flamenga não tá nem aí se reconhecem isso ou não: nós sabemos que fazemos parte da história dO Maior e Mais Querido do Mundo, quer o resto do mundo saiba disso ou não!


Mas rola um papo por aí que um time catalão está praticamente à altura da Seleção Rubro-Negra de 1981: o Barcelona. Segundo boa parte dos admiradores do velho esporte bretão, seria este Barcelona o atual melhor time do mundo. Que seja. Somos o Maior e Mais Querido, mas - por mais que gostaríamos que assim fosse - não dá para ser o melhor o tempo todo.



Acontece que os catalães enfrentarão o Internacional de Porto Alegre pelas semifinais da Copa Audi 2011 e, ao referir-se ao adversário em seu site oficial, declarou haver no Brasil apenas "seis grandes times que dominam ou dominaram historicamente os campeonatos nacionais e internacionais" (em tradução livre) por aqui: São Paulo, Santos, Flamengo, Palmeiras e Grêmio, além do próprio Inter.


Uma vez difundida a publicação, perto do meio-dia de ontem (pelo horário europeu) começou uma gritaria generalizada internet afora. Gente que, à época da final da UEFA, babava os espanhóis e dizia que futebol bonito tinha que ser admirado e aplaudido, agora brada que os campeões europeus nada sabem de futebol ou do Brasil ou de física quântica.


Aqui no Rio, com exceção dos já soberbos rubro-negros, obviamente, estão todos ofendidíssimos com o tal descaso catalão. Dizem que se trata de um deslize, uma gafe sem precedentes. Sugiro que preparem um manifesto conjunto, único, a ser enviado aos responsáveis pelo site. Nele, apresentem as séries B e C do Brasileirão e os respectivos feitos de cada um deles na competição e exijam, assim, o reconhecimento de suas grandezas considerando o impacto para a economia brasileira no que se refere, principalmente, ao mercado de pó-de-arroz purpurinado, de faixas de vice-de-novo e de caixas de lenço de papel. Depois disso, meus pequenos, podem fazer o dever de casa e, só então, voltar para o PlayStation. Titia deixa.


Nota: Publicado originalmente no Magia Rubro Negra.

Nenhum comentário: